13 de nov. de 2009

Por que pescoço?

   Um pescoço de quase 6 km de altura! 5.897 m acima do nível do mar, o Cotopaxi é a segunda montanha mais alta do Equador – só perde para o Chimborazo e seus 6.257 m. Pescoço da lua (cuello de luna em espanhol) é o significado de Cotopaxi em Quechua segundo o site de uma das diversas empresas que organizam escaladas no Equador. Já a Wikipedia em espanhol traz outras explicações: Cotopaxi significaria rei da morte em um dialeto caribe, altar da lua em Cayapa e massa de fogo em Quechua. Imagino que minha família ficaria preocupada se eu tentasse subir o rei da morte ou a massa de fogo, então optei por pescoço da lua para o nome do Blog.
   A escalada é considerada fácil e não exige maiores técnicas. Com um bom preparo físico e uma boa adaptação à altitude, temos grandes chances de chegar ao cume. O Cotopaxi é considerado um vulcão ativo, mas a última grande explosão ocorreu em 1877. No século passado, a última pequena erupção foi em 1975. Nos últimos anos, só fumaça.
   Apesar de eu ser um dos mais antigos internautas brasileiros (fui selecionado entre os primeiros usuários da Internet pública na época da Embratel), esse é meu primeiro blog. Vou tentar mantê-lo atualizado com os preparativos da viagem e escrever sobre minhas expectativas e receios antes de tentar subir mais um morrinho. Pelo menos, vai servir para ajudar meu planejamento e organização para a viagem.

2 comentários:

  1. Seja bem-vindo ao "clube".
    Adoro esse lance de diário de viagem.

    ResponderExcluir
  2. Uau, Julio, que aventura bacana. Comecei a ler hoje. Vou até o final e depois comunico mais. Estou em Buenos Aires e tambem gostaria de ir ao Aconcágua. Porém fui acometida por um baita resfriado. Vai ficar para a próxima.

    ResponderExcluir