18 de nov. de 2009

Refúgio José Ribas (4.800m)


Foto de Erik de Leon

    Este é o Refugio José Ribas, localizado a 4.800 m de altura, ponto de partida para a maioria das pessoas que tenta subir o Cotopaxi. O refúgio tem capacidade para cerca de 60 pessoas e possui banheiros, eletricidade, cozinha e água. Pelas informações que obtive, uma noite custa U$ 17 para estrangeiros e U$ 8 para os equatorianos.  O alojamento é um monte de beliches amontoados um ao lado do outro em um galpão. Para aguentar o frio abaixo de 0º é essencial levarmos sacos de dormir para temperaturas negativas.

    Chegar ao refúgio não é complicado. Da entrada do parque é possível alugar uma pickup para nos levar até o estacionamento (4.600m). De lá até o refúgio são cerca de 50 minutos de caminhada.
    É justamente por causa desse acesso relativamente fácil que o abrigo costuma ficar cheio de turistas na alta temporada que começa agora em dezembro. Muita gente que nem pensa em subir o vulcão dorme no abrigo para curtir a vista e caminhar até os glaciares próximos. Para evitar a muvuca e ter uma noite de sono mais tranquila, nós pensamos em passar o dia no José Rivas e voltar para dormir no Tambopaxi mais abaixo. A desvantagem seria ter que acordar mais cedo para pegar a pickup e fazer a caminhada até o refúgio.
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário